Projeto
Programa de Apoio

IDEIA - I&D Empresarial Aplicado

Sigla

BIOCALDEIRA

Título

Desenvolvimento de um novo conceito de caldeira a pellets dedicadas ao aquecimento doméstico com funcionamento automático

Área Tecnológica

Engenharia Mecânica

Sector de aplicação

Consumo Privado

Sintese

Este projecto enquadra-se e resulta da Rede de Competência CEbio - Centro de Excelência para a Bioenergia, em que a Universidade do Minho é um importante promotor associado, e que abrange a área da biomassa, especificamente na dinamização do sector de bens de equipamento.
O objectivo deste projecto é a construção de um protótipo de uma caldeira a pellets de madeira dedicadas ao aquecimento doméstico, com funcionamento automático, e que responda às especificidades do mercado a um custo competitivo. Na perspectiva do utilizador, os equipamentos a pellets existentes apresentam custos de funcionamento bastante competitivos em relação aos que utilizam combustíveis fósseis. Neste contexto, este mercado representa um sector de negócio em forte expansão na Europa.
Em resumo, pretende-se desenvolver um equipamento adaptado às condições climáticas Portuguesas, focando as seguintes características chave: uma potência nominal de 15 kW, integrada com o sistema de armazenamento; modulação da potência mantendo o rendimento elevado; utilização de combustíveis com base menos nobre mantendo um baixo nível de emissões e tudo isto com uma interface simples de operação para o utilizador.

Apoio Público Homologado

60.963,14 €

Investimento Total

122.088,59 €

Data de Início

11 jul 2007

Lista de Co-Promotores
Nome da Entidade Concelho
Vimasol - Energia e Ambiente, Lda Guimarães
Universidade do Minho - Departamento de Engenharia Mecânica Braga
Lista de Co-Promotores
Nome da Entidade

Vimasol - Energia e Ambiente, Lda

Concelho

Guimarães

Nome da Entidade

Universidade do Minho - Departamento de Engenharia Mecânica

Concelho

Braga

Nome da Entidade Concelho
A carregar informação, por favor aguarde...